segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Aquário - 13 de fevereiro a 14 de março

Aquário pertence à constituição FIXA da reação e ao elemento AR da integração, que torna a relação integrada ou dependente. É uma constelação regida por Urano (tradicionalmente por Saturno) e na qual Netuno estaria, segundo alguns, em exaltação, o que nos parece bastante infundado. Urano, o planeta da realidade, imprime em Aquário o selo da necessidade de às vezes ficar sozinho, de liberdade e de romper os laços com todas as estruturas.

Por isso os nativos do signo nos parecem tão pouco convencionais, desconcertantes e rebeldes. Na verdade podem até ser conservadores, só que a sua própria maneira. Mas o Aquariano se mostra como livre de preconceitos sociais de classe, raça ou credo. O dinheiro também não é importante para ele. Sua expressão é simples e direta; mais real do que abstrata.

A recusa de estar entre limites é que permite a absorção rápida de novos conhecimentos e que determina originalidade e criatividade. É o mais inventivo dos signos do Zodíaco e seus nativos são universalmente aclamados por isso. Extremamente pragmáticos, tudo o que inventam é apenas para poupar-lhes maiores esforços, haja vista carregarem consigo, ou deixarem ao alcance da mão, tudo aquilo que possa ser eventualmente necessitado.

O forte senso de liberdade se estende ao tempo, porque os Aquarianos são mestres em marcar datas definitivas para adiá-las logo depois, acabando por fazer tudo às pressas.

Na relação com as pessoas, Aquário parece sempre isento de preconceito, sendo capaz de julgá-las (assim como as situações) pelo que são, sem tentar interpretá-las ou deixar-se impressionar por aparências. Pode ainda se juntar a um grupo sem absorver-lhe as características ou ser absorvido por eles. Essa privacidade se torna compulsiva no amor e no casamento, onde se recusará a perder a autonomia, chegando mesmo ao rompimento, se necessário, em favor desta.

É nos contatos pessoais que Aquário revela, finalmente, seu ponto sensível.

Embora sexualmente vigoroso, quando à vontade e desinibido, é mal interpretado por não mostrar, inicialmente, seus sentimentos e não se abrir o suficiente. Muitas barreiras hão de cair antes que isso aconteça porque expor os sentimentos é uma vulnerabilidade que Aquário evita.

Da mesma forma, resiste em ser criticado porque, temendo ou não aceitando cometer erros, "não tem, afinal, porque aceitar críticas ou se desculpar." É quando se percebe um Ego fraco, fácil de ser ferido, que teme o pior nas situações difíceis e subestima as próprias qualidades e realizações. Isso talvez porque, sendo o Sol regente de Leão e estando forte naquela constelação, significa que em Aquário, signo oposto a Leão o efeito seria contrário e o Sol estaria em debilidade.

Na verdade o Aquariano é humilde e despretensioso, deixando até mesmo que outros recebam crédito pelo que lhe é devido. Sua particularidade de saber apreciar os demais e estar sempre interessado nos problemas alheios torna-o querido e atraente. É um verdadeiro confessionário e seu ombro e ouvido estão sempre à disposição de quem quer que deles necessite.

E realmente quanto mais desconhecido o solicitante, melhor, pois apesar da grande devoção que os Aquarianos têm pelos pais, filhos e pela família em geral, "santo de casa não faz milagre" e, portanto, estes estarão sempre no fim da lista dos que esperam ser atendidos. Sendo astuto e analítico, Aquário é um hábil julgador do caráter humano.


Sem comentários:

Enviar um comentário