segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Capricórnio - 14 de janeiro a 12 de fevereiro

Capricórnio pertence à constituição CARDINAL da ação e ao elemento TERRA da estabilidade, que torna a ação estável ou rígida. É uma constelação regida por Saturno e na qual Marte tem sua exaltação. A Exaltação de Júpiter neste signo, segundo alguns nos parece absurda porque sendo Júpiter o planeta das dádivas poderia ao menos atenuar a auto-negação que Capricórnio sofre mesmo nas menores coisas. O regente Saturno controla a impulsividade que Marte possa, por ventura, trazer, enquanto que este não pode mais do que acentuar as características auto limitativas de Saturno.

Os nativos da constelação de Capricórnio mostram-se demasiadamente cautelosos e frugais, seja na mesa, nas finanças (são particularmente econômicos) e até em palavras. Nunca defendem uma causa (e aceitam poucas), preocupando-se unicamente com o trabalho, seja ele qual for, ao qual se dedicam com incansável determinação e com o objetivo de apenas cumprir a tarefa.

Embora sendo não conformistas, são também francos e adeptos  do "status-quo" e mesmo sendo os descontentes do Zodíaco, por excelência, dão a constante impressão de que "tudo está bem" ou "tanto faz". Apenas no que se refere a mudar de ideia é que oferecem resistência, sendo mesmo considerados com inteligência abaixo do normal. Apesar disso, é neste signo que vários gênios estão relacionados.

Embora os Capricornianos pareçam superficiais, são na verdade profundamente realistas, além de pensadores, interessados em filosofia, religiões e ocultismo e astrologia.

As sombras e a escuridão, associadas a esta constelação, assim como a seu regente Saturno, encontram suas razões e origem numa infância difícil que imprimiu, na maioria dos seus nativos, uma maneira de reagir às dificuldades com melancolia, pessimismo e ansiedade.

Como consequência e em alguns casos, até como defesa, se desenvolvem outras qualidades como a crítica, a perseverança, a capacidade literária (de estilos indiretos como terror, parábola, humor, etc.) e o gosto pela música, que além de grandes apreciadores, conta também com muitos compositores, instrumentistas e vocalistas.

Eventualmente se manifesta a tendência para o entretenimento e é aí que se revelam (além de escritores), excelentes contadores de histórias e humoristas, no caso, adeptos de humor negro em virtude da fascinação que têm pelo macabro.

Em situações românticas o Capricorniano se mostra como em tantas outras ocasiões, de maneira quase indiferente, até ter certeza do terreno onde pisa, quando libera os sentimentos guardados e se lança com rapidez, demonstrando nas relações e no casamento o seu senso de dever, devoção e tenacidade.

No campo do esporte, este nativo prima pelas atuações individuais, desprezando o trabalho em equipe. Inteiramente reservado, é do tipo que evita público e publicidade. Quando pode escolher prefere como residência uma casa antiga em situação isolada e que lhe permita se dedicar nas horas de lazer a atividades telúricas tais como jardinagem, etc.


Sem comentários:

Enviar um comentário